Pular para o conteúdo

Bairros com grande Poluição Sonora em São Paulo.

  • por

Motores rugindo, buzinas gritando, sinfonia desordenada de obras, pessoas berrando em bares e boates. Esse é o infeliz cenário da metrópole paulistana. A poluição sonora está tão presente na vida das pessoas, que a maioria se acostumou e acredita não haver o que fazer.

Segundo um estudo da USP, coordenado pela fonoaudióloga Carolina Moura, as áreas mais ruidosas de São Paulo possuem uma média de 80 decibéis, quase o dobro do ideal estabelecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde). A avenida mais barulhenta da cidade, um posto que não deve ser comemorado, é a Avenida Professor Francisco Morato, no Butantã; medindo um nível de ruído de 81,44 decibéis. Em segundo lugar, com 80,62 dB, vem a Avenida General Olímpio da Silveira, em Santa Cecília.

Outros pontos problemáticos são a Rua Melo Freire, no Tatuapé, a Avenida Itaquera e Rua Hungria, no Jardim Europa. Além da Avenida Washington Luís, em frente ao Aeroporto Internacional de Congonhas, e a Rua 25 e Março, no Centro – por conta do comércio movimentado. À noite, os problemas são os bares das Vilas Madalena e Olímpia.

Se você mora ou trabalha próximo a algum desses lugares, você deve concordar que a poluição sonora atrapalha muito. Além do incômodo, em longo prazo ela pode causar danos à saúde, como Estresse, Dor de Cabeça, Úlceras e até Surdez.

De acordo com informações da prefeitura de São Paulo, em 2014 foram mais de 33 mil reclamações de excesso de barulho na cidade e 394 bares foram lacrados por descumprimento da lei, acumulando R$ 18,5 milhões em multas. (fonte: Revista Casa e Jardim http://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Dicas/noticia/2015/03/lei-do-silencio-como-lidar-com-vizinhos-barulhentos.html)

Apesar do quadro alarmante, existem medidas a serem tomadas para controlar a cacofonia: regular o seu motor do seu carro, usar proteção de ouvido, cobrar a fiscalização da Lei do Silêncio, e instalar janelas acústicas; como as nossas: https://www.sosruido.com.br/categoria-produto/janelas-acustica/.