Pular para o conteúdo

Como o zumbido no ouvido pode indicar que a saúde não vai bem?

  • por

Mesmo que seja um barulho comum do nosso cotidiano – quando emitido por insetos e motores, por exemplo – o zumbido pode indicar que a saúde não vai bem. Originário da hiperatividade das células auditivas, ele indica a necessidade de procurar um médico para avaliação.

Esses incômodos barulhos podem ser causados por doenças como diabetes, hipertensão arterial, alterações metabólicas e até longa exposição a sons em volume alto. Dessa forma, eles não são necessariamente uma doença, mas um alerta para algum problema no seu corpo.

Escutar zumbidos gera irritação, dificuldade para dormir e desconforto, afetando cerca de 278 milhões de pessoas no mundo, segundo a OMS, e quase 30 milhões no Brasil.

A presença dos zumbidos exige auxílio profissional. Mas você pode se prevenir e evitar que eles apareçam, das seguintes formas:

Cuidando da alimentação

Substâncias como cafeína, doces, podem causar danos aos vasos sanguíneos do ouvido interno. Assim, elas podem causar inflamações e aumento da pressão, gerando ou piorando os zumbidos.

Portanto, mantenha uma dieta saudável, rica em frutas, vegetais, cereais e alimentos integrais. E evite os industrializados tanto quanto puder!

Evitando substâncias nocivas à saúde

É importante evitar álcool e nicotina. Isso porque o álcool é um vasodilatador que pode aumentar o fluxo sanguíneo no ouvido interno, levando ao aumento da pressão.
A nicotina, por sua vez, pode danificar vasos sanguíneos e nervos do ouvido interno, aumentando a sensibilidade aos sons, o que aumenta as chances de surgirem os zumbidos.

Evitando exposição prolongada a barulhos

A exposição prolongada a barulhos altos ou intermitentes (mesmo que baixos) causam danos à audição, levando a zumbido no ouvido ou à surdez. Além disso, ela também pode interferir no equilíbrio, causando vertigens. 

Dessa forma, o ideal é utilizar protetores de ouvidos em festas, baladas ou em ambientes profissionais onde haja muito ruído. Além disso, é importante sair do ambiente barulhento por 10 minutos a cada uma hora.

Movimentando seu corpo

A prática de exercícios físicos melhora a circulação sanguínea de todo o corpo, inclusive do ouvido interno. Dessa forma, ela contribui para que suas células recebam oxigênio e nutrientes necessários para evitar inflamações e outros problemas auditivos. 

Além disso, exercitar-se leva à redução do estresse, que é uma das causas de zumbido no ouvido. Eles podem beneficiar, também, quem já sofre com o problema, ajudando a reduzi-lo.

Abaixando o volume dos fones de ouvido

O uso dos fones de ouvido pode prejudicar a saúde auditiva, levando a zumbido no ouvido, especialmente se ele é recorrente. Esses danos são ainda piores quando o volume é alto, ultrapassando níveis seguros. 

Uma pessoa que usa fones frequentemente e em volumes altos pode sofrer, também, com perda gradativa da audição e tontura. Por isso, se atente sempre ao volume dos fones de ouvido, evitando ultrapassar a metade da potência do aparelho. Além disso, evite utilizá-los por mais de 2 horas.

Evitando ruídos no ambiente

Para se prevenir contra o zumbido no ouvido, sempre que possível, evite sons altos e barulhos em geral. Uma forma de fazer isso é mediante a instalação de janelas antirruído, que fazem o isolamento acústico e impedem o incômodo de sons externos.

Para implementar essa solução, fale com a SOS Ruído!

Essas dicas ajudam a evitar o aparecimento de zumbidos, mas não são a solução para eles. Caso você já conviva com o problema, procure um médico o quanto antes!