Pular para o conteúdo

8 Dicas para um sono tranquilo.

  • por

Pelo menos uma vez, já acordamos com a sensação de que um rolo compressor passou por cima de nós enquanto dormíamos. Depois, ao olhar no espelho, temos quase certeza disso. Além de senso comum, é comprovado: uma noite mal dormida prejudica tanto a saúde quanto a aparência.

A falta de repouso afeta nossa pele e causa olheiras. Em longo prazo, pode acarretar em alterações no tônus muscular e uma expressão de cansaço crônico. O sono tranquilo é importante porque repõe células que reparam os danos causados pelo sol e a poluição. Além disso, libera hormônio do crescimento, responsável pelo não envelhecimento celular, e cortisol, que ajuda a controlar o estresse, reduz inflamações e contribui para um bom sistema imunológico.

Para descansar corretamente, um adulto deveria dormir de 7 a 8 horas por noite. Esse número também varia de acordo com a atividade cerebral exigida durante o dia. Um novo estudo descobriu que as mulheres precisam dormir, em média, 20 minutos a mais do que os homens. Isso porque o cérebro feminino trabalha mais durante o dia.

O que fazer para ter o descanso merecido? Não é o fim do mundo se você não consegue dormir, 2,3 bilhões de pessoas sofrem de insônia. Isso equivale a um terço da população mundial. Aqui, daremos dicas para uma boa noite de sono e evitar aquela cara de cansaço.

Evite substâncias estimulantes.
Álcool, refrigerantes e cigarros podem afastar o sono. Dê preferência para chás sem cafeína.

Procure ter um sono contínuo.
Mais importante do que dormir muitas horas, é ter o sono contínuo e não “picado”. Neste caso, janelas antirruído são perfeitas para manter o quarto em harmonia sonora, para nenhum ruído externo lhe acordar.

Tenha um relógio interno pontual.
Criar uma rotina ajuda o organismo se regular e o sono virá mais facilmente no mesmo horário.

Exercite-se longe do horário de dormir.
Exercícios podem ajudar a dormir melhor e mais rápido, porém podem fazer perder o sono por algumas horas, pelos hormônios liberados. Procure se exercitar no mínimo 3 horas antes de deitar.

Alimente-se corretamente.
Fazer refeições muito pesadas e difíceis de digerir prejudica o sono. Mas comer pouco, ou nada, lhe deixará com fome e poderá até lhe acordar à noite. Procure fazer uma refeição leve, em quantidade equilibrada.

Um banho quente e relaxante.
Tomar uma ducha quente ajuda o corpo a relaxar, além de manter a higiene.

Meditação antes de dormir.
Ajuda a relaxar e acalmar a mente. Se você não sabe por onde começar, existem hoje aplicativos que ajudam a meditar além de orientações e vídeos disponíveis na internet. 

Escreva seus pensamentos.
Anotar as preocupações, medos e ideias ajudam a liberar a mente para o relaxamento e o sono.