Pular para o conteúdo

Você sabe a diferença entre absorção do som e isolamento acústico?

  • por
Diferentes tipos de ruído stockking freepik

O som é uma onda mecânica que se propaga por meios materiais, como o ar ou a água. Ao atingir uma superfície, ele pode ser refletido, absorvido ou transmitido de um lugar para outro. Entender a transmissão é simples, porque ela indica que o som não encontra barreiras. Já a absorção do som e o isolamento, você conhecerá neste artigo!

O que é absorção de som?

A absorção do som acontece quando, ao incidir sobre materiais porosos, o som é convertido em energia térmica (calor). A parte do som que não é absorvida, passa pelo material e chega ao outro lado. Em se tratando de melhorar a acústica de um ambiente, materiais que proporcionam a absorção sonora eliminam a reverberação, conhecida por muitos por “eco”.

Para exemplificar, se a parede de uma residência ou apartamento apenas absorver o som, parte dele ainda escapará, fazendo com que ele chegue aos vizinhos ou pessoas próximas.

A absorção acontece porque as partículas de ar penetram no material e encontram espaço para se movimentar. Quanto maior a capacidade de um material converter os ruídos em calor, mais essas partículas podem mexer e maior é o seu coeficiente de absorção sonora. 

Simplificando, o que determina a capacidade de um material absorver os sons é a sua densidade. Materiais mais leves, fibrosos, moles e porosos cumprem melhor esse objetivo.

São exemplos de materiais porosos com bom coeficiente de absorção sonora as espumas ou lãs de vidro. E são exemplos de materiais fibrosos que absorvem bem o som, o algodão e o feltro. 

O que é isolamento acústico?

A absorção sonora não se confunde com o isolamento acústico! Este último se refere à forma como o som atravessa um material. Dessa forma, o isolamento acontece quando um material bloqueia/diminuem a passagem do som, evitando que ele saia pelo outro lado. Em um material de alto isolamento acústico, maior parte do som será refletida de volta e uma parte menor atravessará o material.

Ao contrário da absorção, os materiais que fazem isolamento sonoro devem ser pesados, sólidos, maciços, densos. Além disso, é preciso que não haja neles vãos, frestas ou fissuras, para que a energia sonora não escape.

Para exemplificar, janelas acústicas, ou janelas antirruído, devem se encaixar perfeitamente nos vãos das paredes, e devem ser feitas de materiais especiais, mais pesados. Isso porque se forem mal instaladas, os sons vazarão por frestas ou se forem muito finas, os sons atravessarão sua estrutura (perfis e vidros) e elas não cumprirão a função de isolar os ruídos.

Quais as diferenças entre eles?

Para deixar mais claro, quanto maior a capacidade de um material de impedir a passagem de som para o outro lado, melhor o isolamento acústico. Enquanto a absorção acústica impede que o som seja refletido de volta ao ambiente em que ele está. 

Ambos se complementam para formar uma solução acústica que proporcione o tratamento interno do som e evite incomodar os vizinhos com barulhos de dentro do local.

Como a absorção de som e o isolamento acústico se complementam?

A absorção e o isolamento acústicos são técnicas que reduzem o ruído nos ambientes, mas de formas diferentes. O isolamento pode ser utilizado para bloquear a entrada de sons, enquanto a absorção pode reduzir a reverberação dos sons dentro do ambiente. 

Portanto, juntos, eles proporcionam a redução de ruídos exteriores e melhoram a qualidade dos sons do ambiente interno. Conheça as janelas antirruído da SOS Ruído, que isolam ruídos externos, proporcionando um ambiente mais silencioso e agradável!