A importância do sono de qualidade para os bebês

Ao contrário de nós, adultos, que precisamos dormir para regenerar nossos órgãos, os bebês precisam de uma boa noite de sono para formá-los. O sistema neurológico é o que mais depende do sono de qualidade para a formação correta do cérebro e, consequentemente evitar problemas comportamentais, como hiperatividade e déficit de atenção.

Por isso, o sono dos pequenos merece todo o cuidado. Recém-nascidos necessitam de, no mínimo 15 a 18 horas de sono por dia, enquanto até os dois anos, 12 a 15 horas são suficientes. E esse momento precisa de silêncio total, para que o ato de dormir ocorra de maneira tranquila, sem interrupções para que o bebê possa descansar e se desenvolver.

Sabemos que, com a rotina corrida dos pais, fica difícil estabelecer horários para o sono dos pequenos. Porém, isso é extremamente necessário. Ao contrário do que muitos pais imaginam, o bebê dorme conforme os horários do pai e da mãe. Se os pais chegam tarde e o estimulam a brincar, correr e realizar atividades, tudo isso envolto de muito barulho, será cada vez mais difícil fazer com que eles durmam cedo.

Sendo assim, a solução para os pais que chegam tarde mas desejam ter um momento com seus filhos é fazer algo mais leve, como um lanche da noite ou contar histórias antes de dormir. Lembrando que um ambiente que estimule o sono, de preferência silencioso e escuro, é um dos maiores segredos para que os pequenos consigam dormir bem a noite toda.

sos-ruido-bebe-deitado-para-dormir-sorrindo

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.