Chás para dormir bem!

Chás para dormir bem!

 

Tomar um chazinho antes de dormir pode ser um excelente aliado para uma boa noite de sono. Alguns chás, porém, devem ser evitados como chá verde e chá mate, por conterem cafeína e estimularem ao invés de acalmar.

 

Selecionamos alguns chás (infusões) que prometem garantir um sono recompensador:

 

1 – Flor de Maracujá (Passiflora): as propriedades sedativas da flor do maracujá ajudam a acalmar, ainda mais que o fruto.

 

2 – Camomila: não é à toa que é tão conhecido. Estudos mostram que além de ajudar no sono, o chá das folhas e flores da Camomila também contribui na redução do estresse.

 

3 – Valeriana: o chá de suas raízes aumenta os níveis de melatonina, que contribui na melhora da qualidade do sono, além de diminuir o estresse e sintomas menstruais.

 

4 – Erva-cidreira: além de melhorar a qualidade do sono, também combate gases e desconfortos estomacais.

 

5 – Alfazema: ajuda a acalmar, combatendo a insônia e a ansiedade, além de melhorar a digestão.

 

6 – Funcho: atua no sistema digestivo combatendo flatulência e azia, além de aliviar a ansiedade, o estresse e a insônia.

 

7 – Lavanda: não é só o cheiro da lavanda, muito utilizado em aromatizantes de ambientes e óleos essenciais, que relaxa. O chá de suas folhas e flores também ajuda no sono, além de aliviar cólicas menstruais.

 

8 – Erva-de-são-joão: chamado de antidepressivo natural, ajuda com a ansiedade e acalma.

 

9 – Tília: seu efeito relaxante auxilia na ansiedade e insônia. Também alivia tosse e dores de cabeça.

Como tudo em excesso, o consumo exagerado de algumas ervas pode ser prejudicial, por isso é recomendado observar a quantidade máxima indicada de cada erva.

Aproveite o preparo do chá como um ritual para desacelerar e preparar o corpo e a mente para o sono. O indicado é tomá-lo de 15 a 30 minutos antes de dormir. Que tal criar uma nova rotina?