Pular para o conteúdo

A redução de ruídos beneficia pessoas com deficiência auditiva

  • por
A redução de ruídos beneficia pessoas com deficiência auditiva

Segundo dados disponibilizados na Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde, cerca de 5% dos brasileiros são pessoas com deficiência auditiva em algum grau. Em números, isso equivale a, aproximadamente, 10 milhões de pessoas. 

A surdez tem diversas causas e pode se apresentar desde a infância até a vida adulta. De qualquer forma, quem possui deficiência auditiva precisam de espaços que possibilitam que elas tenham melhor qualidade de vida. 

E ambientes ruidosos não colaboram para isso, especialmente em se tratando de pessoas que conseguem ouvir, mas não plenamente.

pessoas com deficiência auditiva
A redução de ruídos beneficia pessoas com deficiência auditiva

Prossiga com sua leitura para saber como a redução dos ruídos beneficia essas pessoas!

Melhora na interação social 

Quem não tem perda auditiva já tem dificuldades de compreensão, quando outra pessoa está falando em meio a barulhos. 

Essa situação se agrava em se tratando de pessoas com deficiência auditiva: a interferência dos ruídos dificulta o entendimento de vozes. Por isso, quando há abafamento de sons indesejados, a comunicação é facilitada e mais eficaz.

Redução da fadiga auditiva 

Quando expostas a ambientes ruidosos, as pessoas com deficiência auditiva fazem esforço constante para escutar às outras, interagir com elas e para entender os sons do ambiente. Isso provoca cansaço e desgaste, que podem ser evitados com a redução de ruídos no local.

Melhor aproveitamento de aparelhos auditivos 

As pessoas que fazem uso de aparelhos auditivos também se beneficiam da redução de ruídos porque, quanto menor a interferência sonora, melhor os aparelhos captam e amplificam o som. Portanto, ambientes mais silenciosos possibilitam melhor experiência auditiva para elas.

pessoas com deficiência auditiva
A redução de ruídos beneficia pessoas com deficiência auditiva

Conforto e relaxamento 

Quando uma pessoa com deficiência auditiva tem que conviver com outras em ambientes ruidosos, elas encontram problemas como dificuldade na compreensão da fala das outras pessoas e exclusão social. 

Esta última, causada pela dificuldade em acompanhar as conversas e participar delas. Como consequência, elas se sentem mais ansiosas e estressadas. Portanto, a redução de ruídos ajuda na promoção de sua qualidade de vida e bem-estar.

Conheça as soluções anti ruído da SOS Ruído, que ajudam na promoção de um ambiente igualmente agradável para todos!