Pular para o conteúdo

Trabalha em Home Office? Saiba como melhorar a acústica do seu escritório!

  • por
Trabalha em Home Office? Saiba como melhorar a acústica do seu escritório!

O trabalho remoto se intensificou no Brasil durante a pandemia e muitas empresas mantiveram seus funcionários trabalhando de casa até hoje. Se você é uma dessas pessoas que trabalha em Home Office, precisa saber maneiras de criar um ambiente mais favorável ao trabalho, como melhorar a acústica do seu escritório, por exemplo.

Afinal, a execução de atividades que exigem concentração é impactada pelos barulhos, baixos ou altos, que estão ao redor. Portanto, eles interferem na qualidade da entrega.

A seguir, nós apresentamos algumas soluções para que você tenha um ambiente silencioso, que colabore com a sua produtividade. Continue sua leitura para conhecê-las!

Carpete

Carpetes ajudam muito a melhorar a acústica do escritório! Isso porque eles possuem absorção sonora, diminuindo a reflexão do som dentro do ambiente, diminuindo aquela sensação de “eco”. 

Além disso, os carpetes colaboram para a criação de ambientes confortáveis e aconchegantes, o que também ajuda a aumentar a produtividade.

Decoração 

A decoração de um ambiente confere a ele estilo e personalidade. Mas ela também pode colaborar com a sua funcionalidade, quando composta por elementos decorativos que contribuam para a absorção do som. 

Por exemplo, cortinas ou painéis têxteis nas paredes. Eles são simples, mas eficientes quanto a evitar a reverberação e criação de “ecos”. 

Forro

O forro é outro elemento que contribui muito para melhorar a acústica do seu escritório, porque existem opções no mercado com propriedades de absorção sonora que ajudam a reduzir o nível de ruído no ambiente.

Existe uma série de forros disponíveis no mercado e alguns não exigem grandes obras para sua instalação. 

Painéis acústicos

Painéis acústicos são outros elementos que contribuem tanto para a acústica, quanto para a estética do ambiente. 

Versáteis, eles absorvem os sons e deixam o ambiente aconchegante, contribuindo para a criação de espaços tranquilos.

É possível encontrá-los no mercado em diversos materiais, designs e cores, de forma que é fácil integrá-los à decoração.

Drywall Acústico 

 Para criar ambientes isolados do resto da casa, uma opção é o drywall acústico. Com o cuidado de separar totalmente um ambiente do outro, consegue-se chegar a isolamentos tão eficientes quanto alvenaria e concreto, com menos peso e espessura.

Combinando chapas duplas de gesso e materiais fibrosos como lã de rocha ou de vidro no seu interior, é criado um sistema massa-mola-massa, oferecendo isolamento acústico entre os ambientes internos da residência. 

Mas atenção: tão importante quanto à qualidade dos materiais é a qualidade da instalação, pois pequenos deslizes podem acabar com o isolamento. 

Por exemplo tomadas e caixas de passagem na mesma direção, ou falhas na execução. Busque empresas capacitadas para esse serviço.

Janelas e portas antirruído

Janelas e portas anti ruídos contribuem muito para melhorar a acústica do escritório. 

Isso porque elas são projetadas para oferecer alto grau de isolamento sonoro, impedindo que os sons externos invadam o ambiente e que os internos escapem. 

Grande parte dos ruídos que atrapalham o foco de quem trabalha de casa são aqueles vindos da rua ou da área em comum do prédio e acabam entrando pela janela do escritório ou porta da sacada.

Portanto, o investimento em janelas e portas com isolamento acústico é uma medida eficaz para criar um escritório em Home Office mais isolado, silencioso e que estimula a concentração.

Essas soluções você encontra com a SOS Ruído! Encontre a loja mais próxima de você clicando aqui.