Pular para o conteúdo

Síndrome de Down e a sensibilidade ao ruído: estratégias de prevenção

  • por

A Síndrome de Down (T21) é uma condição que, entre seus principais sintomas, apresenta a alta sensibilidade dos portadores de ruídos e barulhos. Por conta disso, é comum que essas pessoas sejam as mais afetadas pela poluição sonora extremamente presente nos ambientes em que convivemos. Acompanhe, através deste conteúdo, mais informações acerca dos malefícios do barulho para portadores da síndrome e algumas soluções para esse problema que podem ser postas em prática.

Sumário

  • Síndrome de Down e a sensibilidade ao ruído
  • Soluções para uma audição sensível
  • Onde comprar portas e janelas antirruídos?
  • Conclusão

Síndrome de Down e a sensibilidade ao ruído

Ruídos intensos, não familiares ou repentinos podem ser altamente prejudiciais a portadores de T21. Por conta de suas características genéticas, essas pessoas podem ter dificuldade em processar estímulos sensoriais, o que pode acarretar em uma sobrecarga sensorial, isso pode afetar sua capacidade de se comunicar e socializar em ambientes barulhentos, além de causar desconforto e afetar sua saúde emocional.

Estudos mostram que as pessoas com síndrome de Down têm uma maior sensibilidade auditiva do que as pessoas sem a síndrome. De acordo com as Diretrizes de Atenção às Pessoas com Síndrome de Down do Ministério da Saúde, durante a vida aproximadamente 75% dessa comunidade acaba apresentando deficiência auditiva, o que inclui a hipersensibilidade a sons, o que pode levar à irritabilidade, ansiedade e outros comportamentos desafiadores.

Soluções para uma audição sensível

Apesar dos ruídos intensos acarretarem malefícios à pessoas com síndrome de down por conta da alta sensibilidade auditiva, existem algumas soluções que podem auxiliar e até mesmo evitar problemas à saúde e ao bem estar ocasionados pela poluição sonora. Conheça algumas dessas soluções.

  • Utilização de protetores auriculares. Eficientes dispositivos que formam uma barreira impedindo ruídos intensos;
  • Usar fones de ouvido com cancelamento de ruído. Semelhante aos protetores auriculares, existem fones de ouvido que ajudam a bloquear, com maior efetividade, os sons externos e proporcionar um ambiente mais silencioso para a pessoa;
  • Evitar locais barulhentos. Não frequentar ambientes com um alto volume de ruídos ou, até mesmo, priorizar locais com um isolamento acústico adequado;
  • Ajustar o ambiente: Em complemento ao tópico anterior, é importante ajustar o ambiente para reduzir o ruído desnecessário. Isso pode incluir desligar aparelhos eletrônicos, reduzir o volume da TV ou música, fechar portas e janelas para bloquear ruídos externos;
  • Investimento em janelas antirruído. Janelas acústicas e antirruído são produtos desenvolvidos para proporcionar isolamento acústico, ideal para criar ambientes livres de ruídos intensos.

Outra solução para audição sensível, em complemento às janelas acústicas, são as portas antirruído. Essas portas são projetadas para bloquear sons externos e, quando combinado com as janelas antirruído, criam um ambiente ideal para pessoas que possuem alta sensibilidade auditiva.

Onde comprar portas e janelas antirruídos?

Portas e janelas antirruídos podem ser adquiridas em qualquer parte do país. Essas soluções possuem distribuidores em todos os estados brasileiros, caso tenha dúvidas, confira nossa lista de parceiros e encontre o melhor produto próximo de você.

E caso tenha dúvidas acerca dessa solução ou queira nos dar alguma sugestão, entre em contato conosco e iremos lhe atender da melhor forma. A SOS Ruído possui equipes de atendimento personalizadas para todo o país e estamos prontos para atender qualquer solicitação.

Conclusão

Pessoas com síndrome de down possuem uma maior sensibilidade a ruídos e, por conta disso, são mais suscetíveis a sofrer com a poluição sonora caso não estejam protegidas. Para contornar esse problema, é possível tomar algumas atitudes como optar pelo uso de fones e protetores auriculares, além de frequentar locais que possuem portas e janelas antirruído.